Parashá / Vayerá

 

 

L
ZOHAR VAYERÁ - ZOHAR HASULAM
A IMPORTÂNCIA DE BONS CONSELHOS

 

Do verso, "E Hashem apareceu para ele em Elonei Mamre" (Bereshit 18: 1), Rabi Elazar pergunta, por que em Elonei Mamre e não em nenhum outro lugar? E responde, porque Mamre deu-lhe bons conselhos sobre ser circuncidado. Quando o Santo, Bendito seja Ele, disse a Avraham que se circuncidasse, Avraham consultou seus amigos. Aner disse a ele: “Você tem mais de noventa anos, e você sentirá muita dor”.

Mamre, no entanto, disse-lhe: “Não se esqueça do dia em que os caldeus o lançaram na fornalha de fogo, e quando a fome consumiu o mundo, como está escrito: ‘E houve uma fome na terra e Avram desceu ao Egito’ (Bereshit 12: 10). E [quando] você feriu todos os reis que seus homens perseguiram. E o Santo, Bendito seja Ele, o salvou de todos eles, para que ninguém pudesse te fazer mal. Então, levante-se e cumpra o preceito de seu Mestre”. O Santo, Bendito seja Ele, disse a Mamre: “Você aconselhou-o a realizar a circuncisão. Por sua vida! Eu devo me revelar a ele somente em sua propriedade”. É por isso que está escrito, "em Elonei Mamre".

 

A IMPORTÂNCIA DE BONS CONSELHOS

 

 "E Avraham foi com eles para enviá-los no caminho" (Bereshit 18:16), isto é, ele os escoltou. Rabi Yesa disse: Se Avraham sabia que eles eram anjos, por que ele tinha que escoltá-los? Rabi Elazar respondeu, embora soubesse que eram anjos, ele fez por eles o que ele estava acostumado a fazer pelas pessoas. Assim, escoltou-os, porque convém escoltar seus convidados, já que tudo depende disso. Em outras palavras, o preceito da hospitalidade depende de escoltá-los, que é o ato final. Ela a hospitalidade não é considerada um preceito até que a pessoa o conclua.

Enquanto ele estava escoltando-os, o Santo, Bendito seja Ele, apareceu a ele, como está escrito: "E Hashem disse: Devo esconder de Avraham o que eu faço?" (Ibid. 17) A frase "E Hashem" aplica-se a Ele e à sua corte celestial, que é a Noiva – a Divina Presença, como o Santo, Bendito seja Ele, os acompanhou.

Venha e veja, quando uma pessoa acompanha seu amigo, ela atrai a Shechiná Divina Presença para se juntar a ele, e Ela se aproxima dele para protegê-lo. Esta é a razão pela qual uma pessoa deve acompanhar o convidado; ele se junta a ele com a Shechiná e atrai a Shechiná para se juntar a ele.

 O PROPÓSITO DA MÁ INCLINAÇÃO

 

 Rabi abriu a discussão citando o verso: "Agora estas são as nações que Hashem deixou, para testar Yisrael através delas..." (Shoftim 3:1). Rabi disse: "Estive investigando esse mundo, [o Mundo Eterno, e vi que o mundo pode existir apenas por pessoas justas que controlam o desejo de seus corações”. Como está escrito: "ele ordenou em Yosef por um testemunho..." (Tehilim 81:6). Rabi Yehudá então disse: Por que Yosef mereceu esse alto nível e reino? A resposta é: porque ele superou sua luxúria [sua má inclinação. Como aprendemos, o Reino Celestial aguarda aquele que supera seus ansiosos desejos, ou seja, aquele que supera sua má inclinação.

Como Rabi Acha disse: O Santo, Bendito seja Ele, criou a Má Inclinação exclusivamente com o propósito de testar a humanidade. E o Santo, Bendito seja Ele, pretende testar a humanidade? Sim. Como sabemos disso? Do verso, "Se surgir entre vós um profeta ou um sonhador de sonhos... E o sinal ou a maravilha acontecerem... Pois Hashem, seu D'us o prova..." (Devarim 13:1-3).

E por que Ele pretende testar, já que todos os feitos da humanidade são bem conhecidos por Ele? Para que essa humanidade não tenha uma desculpa para se queixar. Veja o que está escrito, "e Lot estava sentado no portão de Sodoma", que significa que ele estava sentado e reprovando as pessoas. Rabi Yitzchak pergunta: O que significa o versículo: "Mas os ímpios são como o mar turbulento... (Yeshayah 57:20)? Significa que mesmo quando o ímpio é julgado, ele mostra insolência e confirma sua culpa. Como está escrito: "Mas antes de se deitarem as pessoas da cidade, as pessoas de Sodoma, rodearam a casa, ambos jovens e velhos, o povo de todos os cantos da cidade" (Bereshit 19:4).

 

MUDANDO EVENTOS ATRAVÉS DE AÇÕES

 

E Lot saiu de Tzoar, e habitou na montanha e suas duas filhas com ele... "(Bereshit 19:30). [E ele pergunta] Por que [ele saiu de Tzoar]? [E ele responde], porque ele percebeu que Tzoar estava perto de Sodoma. É por isso que ele saiu lá.

Rabi Yitzchak começou então a discussão citando: "mudam de lugar através de Seus conselhos, para que façam tudo o que Ele lhes ordena..." (Iyov 37:12). [Isso significa] que o Santo, Bendito seja Ele, organiza eventos no mundo e cria luzes destrutivas para realizar suas ações. E depois, Ele muda de novo e de novo de maneiras diferentes.

Ele pergunta, e com o que [ele os muda? E ele responde, isto é  feito através de Seus conselhos, que é: O Santo, Bendito seja Ele, planeja esquemas e cria razões para mudar as coisas, de modo que elas sejam completamente mudadas e não sejam semelhantes ao que pareciam ser anteriormente. "...para que façam..."  refere-se às ações das pessoas e às formas em que realizam suas ações. É assim que Ele transforma as coisas e muda as atividades das Luzes Destrutivas. E, "tudo o que Ele lhes ordena na face da terra" significa que os eventos mudam porque as ações das pessoas mudam, dando assim a mudança àquelas mesmas atividades que o Santo, Bendito seja Ele, os ordena realizar na Terra. E eles os eventos são transformados em muitas formas diferentes no mundo, tudo de acordo com a qualidade das ações das pessoas.

 

BANINDO A NEGATIVIDADE

 

Nesse texto do Zohar temos um código onde Hagar e seu filho representam todo o tipo de negatividade que permeia nossa vida. E através de nossas ações físicas por intermédio do corpo representado por Sara, nossa alma representada por Avraham deve banir essa influência.

Venha e veja. Depois disso, está escrito: "E a coisa foi muito dolorosa aos olhos de Avraham por causa de seu filho" (Bereshit 21:11). Não está escrito, "por causa do filho de Hagar, a egípcia". E, em contraste com isso, está escrito: "E viu Sara o filho de Hagar, a egípcia", logo, ela não o viu como o "filho de Avraham".

Rabi Shimon disse: Esta passagem mostra que Sara é digna de louvor. Porque ela o viu participando de práticas idólatras, ela disse: “Este menino definitivamente não é filho de Avraham, que seguirá o exemplo de Avraham. Pelo contrário, ele é filho de Hagar, a egípcia, já que ele retornou ao modo de vida de sua mãe”. Por isso, ela disse a Avraham: “Retire esta escrava e seu filho, pois o filho desta escrava não será herdeiro com meu filho, com Yitzchak” (Ibid. 10).

Portanto, Sara não tinha ciúmes ou inveja dela de Hagar ou de seu filho. Se ela tivesse, o Santo, Bendito seja Ele, não teria apoiado ela com as palavras, "em tudo o que Sara disser para você, atenda a sua voz" (Bereshit 21:12). Na verdade, foi só porque ela o viu se entregar a práticas idólatras e sua mãe ensinando-lhe as leis dos ídolos que adoravam no Egito que ela disse: "Porque o filho da escrava não deve ser herdeiro". Eu sei que ele nunca deve herdar uma porção da Fé, e ele não terá participação com o meu filho, nem neste mundo e nem no Mundo vindouro. E é por isso que o Santo, Bendito seja Ele, a apoiou.

 

O GRANDE DESAFIO

 

Nesse trecho do Zohar, aprendemos que um dos maiores desafios, é quando precisamos abrir mão da nossa natureza para cumprir a vontade do Criador. Avraham, a merkavá carruagem de Chéssed, de natureza compassiva, precisou abrir mão dessa natureza por um breve momento e assumir um posicionamento de Guevurá (rigor) para cumprir a ordem de seu Criador. Isso é um sinal de completa submissão e liberdade da influência do Ego. O ‘Eu’ não é tão importante diante de um bem maior.

O verso: "E eles chegaram ao lugar que Elokim lhe dissera" (Bereshit 22: 9) implica que, apesar de ter a habilidade de "ver" que Yaakov [Jacó, descenderia de Yitzchak, Avraham disse que, “o Santo, Bendito seja Ele, que lhe ordenou atar Yitzchak, certamente conhece outra maneira de alcançar esse objetivo”. Então, imediatamente, "Avraham construiu lá um altar", o que significa que mesmo que ele visse que Yitzchak geraria a Yaakov, não tinha dúvidas sobre os mandamentos do Santo, Bendito seja Ele. E por sua confiança no Santo, Bendito seja ele, construiu um altar.

Mas antes disso, está escrito: "E Yitzchak falou com Avraham, seu pai, e disse:" Meu pai ... "(Ibid. 7), que já foi explicado. Mas por que ele não respondeu a ele? E ele responde, porque Avraham deixou de ter a piedade de um pai em relação ao filho. em vez disso, a atribuição do juízio veio sobre ele. Esta é a razão pela qual ele não o respondeu pela primeira vez. Assim, está escrito: "Aqui estou, meu filho". "Aqui estou", [é como se dizer], a Misericórdia Chésed foi e se transformou em Juízo Guevurá.

Note-se que está escrito: "E Avraham disse," em vez de "E seu pai disse". Isso porque ele não era mais como um pai; mas se tornou um adversário. Do verso, "Elokim preparará um cordeiro", [ele disse:, deveria ter sido escrito, "proverá para nós" e não "para Si mesmo". E ele responde que ele lhe disse, “Elokim providenciará as Suas próprias necessidades no momento em que Ele precisar. Mas agora, você meu filho, e não o cordeiro, [é a oferenda]. Imediatamente, está escrito: "eles foram ambos juntos [como um, ambos sob o aspecto de Guevurá", o que significa também, que Yitzchak seguiu a vontade de seu pai.

 

 

Tradução: Equipe 'A Luz da Cabala'
Fonte: Zohar Hasulam