Shabat - A Coroa da Criação

 

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Nível: Básico

Durante seis dias você pode executar melachá, mas o sétimo dia é shabat completo, santo ao Eterno ... "Durante seis dias se deverá trabalhar; o sétimo dia, porém, é o shabat o tempo do repouso absoluto em honra e adoração a HaShem". Êxodo 31: 15-17

  

A Natureza do Shabat 

O sábado (ou Shabat, como é chamado em hebraico) é um dos mais conhecidos e menos compreendidos de todas as observâncias judaicas. Pessoas que não observam o Shabat pensam nisso como um dia cheio de restrições sufocantes, ou como um dia de oração como o sábado cristão. Mas para aqueles que observam o Shabat, é um Dádiva preciosa de HaShem, um dia de grande alegria aguardada com grande expectativa ao longo da semana, um momento em que podemos pôr de lado todas as preocupações durante a semana e nos dedicar a atividades mais elevadas. 

Na literatura judaica, poesia e música, o Shabat é descrito como uma noiva ou rainha, como o hino popular de Shabbat Lecha Dodi Likrat Kallah (Venha, meu amado, para atender a [sábado] noiva). 

Diz-se "mais do que Israel tem mantido o Shabat, o Shabat manteve Israel."

Shabat é a observância ritual mais importante no judaísmo. É a única observância ritual instituído nos Dez Mandamentos. É também o dia especial mais importante, ainda mais importante do que o Yom Kippur. Isso fica claro a partir do fato de que mais aliyot (oportunidades para os fiéis a ser chamado à Torá) são dadas no Shabat do que em qualquer outro dia.

Shabat é principalmente um dia de descanso e enriquecimento espiritual. A palavra "Shabat" vem da raiz Shin-Beit-Tav, ou seja, cessar, ao fim, ou para descansar.

Shabbat envolve dois mandamentos inter-relacionados: a lembrar (Zakhor) Shabat, e observar (shamor) Shabat.

 

Zakhor: Lembre-se o dia de sábado para santificá-lo (em hebraico: Zakhor et Yom ha-Shabbat l'kad'sho) Êxodo 20: 8

Somos ordenados a lembrar o Shabat; mas lembrando significa muito mais do que simplesmente não esquecendo de guardar o Shabat. Significa, também, para lembrar o significado do Shabat, tanto como uma comemoração da criação e como uma comemoração da nossa liberdade da escravidão no Egito.

Em Êxodo 20:11, depois de Quarto Mandamento é primeiro instituiu, Gd explica, "porque durante seis dias, o Eterno fez os céus ea terra, o mar e tudo o que neles há, e no sétimo dia, descansou e, portanto, o Eterno abençoou o dia de sábado eo santificou ". Descansando no sétimo dia e santificando-o, isso nos faz lembrar e reconhecer que Elokim é o criador do céu e da terra e de os seres vivos. Portanto nos esforçarmos para seguirmos esse princípio sagrado, abstendo-nos do trabalho criativo no sétimo dia, como O Eterno fez. 

Em Deuteronômio 5:15, enquanto Mosheh "Moisés" reitera os Dez Mandamentos, ele observa a segunda coisa que devemos lembrar no Shabat: "lembrem-se que fostes escravos na terra do Egito, e o Eterno, teu Elokim vos tirei de lá com mão forte e com braço estendido, por isso o Senhor teu Elokim vos ordenou que observas o dia de shabat ".

O que o Shemot "Exodo" tem a ver com descanso do sétimo dia? É tudo sobre a liberdade. Como eu disse antes, nos tempos antigos, lazer foi confinada a certas classes; escravos não conseguiu dias de folga. Assim, descansando no Shabat, somos lembrados de que somos livres. Mas em um sentido mais amplo, o Shabat nos liberta de nossas preocupações de segunda a sexta, de nossos prazos e horários e compromissos. Durante a semana, nós somos "escravos" dos nossos postos de trabalho, aos nossos credores, a nossa necessidade de prover para nós mesmos; no Shabat, somos libertos dessas preocupações, tanto quanto nossos ancestrais foram libertados da escravidão no Egito.

Lembramo-nos desses dois significados do Shabat quando recitamos kiddush (a oração sobre o vinho santificando o Shabat ou de um feriado ). Sexta-feira noite kiddush refere-se ao Shabat tanto como zikaron l'ma'aseih v'rei'shit (um memorial do trabalho no início) e zeikher litzi'at Mitz'rayim (a lembrança do êxodo do Egito).

 

As velas de Shabat

"A Vela de HaShem é a alma humana."

Disse O Eterno "Minha Vela (a Torá ) está na tua mão e a tua vela (a alma) está na Minha Mão; portanto, guarde a Minha Vela para que Eu guarde a tua vela."

No mínimo duas velas são acesas correspondendo às duas expressões "Zachor" e "Shamor" que são mencionadas nos Dez Mandamentos.

"Zachor" - "Recorda o dia de Shabat para santificá-lo" (Êxodo XX:8), refere-se à observância do Shabat como acender as velas, o recitar do Kidush (a santificação com o vinho), a refeição festiva, vestir-se com roupas especiais, orar, ouvir a leitura da Torá na sinagoga, aprender e discutir passagens da Torá.

 "Shamor" - "Guarda o dia de Shabat para santificá-lo" (Deut. V:12), refere-se a abster-se de qualquer categoria de trabalho (Melachá) inadequado a este dia especial.

 Shamor implica em privar-se das atividades proibidas, enquanto que Zachor recorda o cumprimento dos nobres costumes de Shabat : o acendimento das velas, o Kidush, a comida especial, as roupas elegantes em honra ao sétimo dia, as preces e o estudo da Torá. Ao observar estes preceitos, obtemos uma verdadeira elevação espiritual.

 

Por Matisyahu Arieh